logotipo

O Método

Joseph Pilates

Joseph Hubertus Pilates nasceu em 1880, na Alemanha, foi uma criança muito debilitada, apresentava desde muito pequeno febre reumática, asma e raquitismo e para superar essa debilidade física, ele resolveu praticar esportes como ginástica, esqui, boxe, luta romana e mergulho. Ao mesmo tempo em que se exercitava, Pilates passou a se interessar pela filosofia humana, em especial a musculatura corporal. Estudou a medicina oriental e ocidental.

metodo pilates

No período da I Guerra, no ano de 1914, ele foi exilado, mandado para uma ilha inglesa onde trabalhou como enfermeiro num hospital com exilados e mutilados. Lá ele desenvolveu exercícios em aparelhos rústicos inventados por ele com o uso das molas dos colchões, como uma tentativa de reabilitar os soldados feridos na guerra. Praticando esses exercícios em aparelhos, criou seu próprio método e tornou-se obcecado em superar suas limitações físicas. Seu trabalho foi reconhecido quando nenhum interno treinado por ele foi afetado pela epidemia de influenza, que em 1918 matou milhares de europeus.

Em 1923, Pilates mudou-se para Nova Iorque e abriu seu primeiro Studio de Pilates. Seu trabalho, porém, só teve repercussão a partir dos anos 40, principalmente entre os dançarinos, tais como Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins. Joseph Hubertus Pilates morreu no ano de 1967, aos 87 anos, sem deixar herdeiros.

metodo pilates

Clara Pilates, sua esposa, assumiu então a direção do studio, dando continuidade ao trabalho do marido.

Contrologia, que após a morte de seu criador passou a ser designado como Pilates, corresponde ao controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo, ou seja, é a utilização e aplicação de forma adequada de um dos mais importantes princípios das forças que atuam em cada um dos ossos do esqueleto. Pilates é um método de exercício físico programado para condicionar e relacionar o corpo e a mente, corrigir desequilíbrios musculares, melhorar a postura e tonificar o corpo através de seis princípios básicos: respiração, concentração, precisão, controle e fluidez.

Joseph Pilates

Hoje, o método Pilates é indicado para todas as idades e com finalidades diferentes, cada faixa etária associada às expectativas de cada indivíduo direciona a execução dos exercícios.

Em crianças e adoles-centes, que estão em fase de desenvolvimento, o Pilates apresenta ótimos resultados na correção de alterações posturais. Na fase adulta, o Pilates tem atuação principal na parte física e estética. Com o envelhecimento, tem sua forma preventiva e interventiva para as alterações naturais da idade, como o desgaste das articulações, desidratações discais e dores de origem musculoesquelética, o chamado Pilates Clínico, como forma de tratamento.

O Pilates também tem sido muito indicado para gestantes, pois sabe-se que manter o sistema musculoesquelético equilibrado é fundamental para a saúde da mãe e do bebe, pois minimiza as alterações do corpo decorrentes da gestação, melhorando e prevenindo dores lombares, facilitando o trabalho de parto e a recuperação pós-parto.

Dessa forma se percebe que o método Pilates é indicado para todos os públicos. Quem determina os objetivos são nossos clientes e nós estabelecemos metas para que os resultados sejam alcançados.

Copyright © 2012 Mitte Pilates. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: logo Talk Ad